RADIOAMADORISMO

RADIOAMADORISMO

...COLABORE COM O SITE ... SEM PAGAR NADA...

como colocar contador de visitas no site

Enviando, fotos de eventos,comunicados,esquemas, anuncios, compra e vendas de equipamentos,  

py5odm@gmail.com

 

 

 

 

 

18 DE ABRIL  DIA DO RADIOAMADORISMO 

https://www.radioamador.com

https://www.facebook.com/PX2Z8801/
 

 

 

Hoje é Quarta, 11 de maio de 2016

  • Dia da Integração do Telégrafo no Brasil: O telégrafo  foi iniciado oficialmente no Brasil no dia  11 de maio de 1852, com o objetivo  de modernizar o País e facilitar a comunicação  do Palácio Imperial, e o Quartel do Campo, no Rio de Janeiro. As primeiras linhas telegráficas instaladas no Brasil relacionaram-se com necessidades políticas. Em 1854 ocorreu a primeira ligação telegráfica entre o Palácio de São Cristóvão e o Ministério da Guerra. Em fins do século XIX, registrou-se uma ampliação do serviço telegráfico, passando a incluir outras províncias, como Paraíba, Pernambuco e o atual estado do Ceará, estas instalações foram realizadas por Rondon, Major responsável por grande parte destes serviços telegráficos no Brasil. No dia 11 de maio de 1852 foi, afinal, inaugurada a primeira linha telegráfica brasileira, que era subterrânea e tinha 4.300m de extensão, entre o Palácio da Quinta da Boa Vista e o Quartel General do Exército no Campo de Santana, no Rio de Janeiro. A linha foi construída sob a supervisão direta do Professor Capanema, com o auxílio de alunos da Escola Militar, que foram instruídos como telegrafistas. Para essa construção foi aproveitada a mão-de-obra de presos da Casa de Correção. Já em 1854, um aviso do Ministro da Justiça mandava instalar a central telegráfica naquele Ministério, comunicando-se com os Paços da Cidade e Boa Vista, os Arsenais de Guerra e da Marinha, a Barra, o Quartel de Polícia, e o Palácio de Petrópolis. O Correio Mercantil, de 18 de fevereiro de 1854, anunciava que “funcionou ontem o telégrafo entre a Secretaria da Justiça e a Polícia”, e que “trabalharam alunos da Escola Militar, mostrando que podemos dispensar os engenheiros estrangeiros”. A linha para Petrópolis só foi concluída em janeiro de 1857; tinha 50,6 km, dos quais 15 em cabos submarinos, sendo a parte área em fios de ferro galvanizado.  Aa longo dos anos o telégrafo começou a ser adaptado aos avanços a atendendo as necessidades da população. Muito usado por Militares para transmissão de mensagens em épocas de Guerra.
    Fonte: http://diadeq.blogspot.com/2010/05/dia-11-de-maio-dia-da-integracao-do.html

UMA EXPERIÊNCIA INESQUECÍVEL

Em janeiro de 1.960 meu pai mudou-se com toda a família de Wenceslau Braz, Paraná para a cidade vizinha, 54 Km dali. Itaporanga, SP, onde vivi uma dos melhores periodos da minha vida Descobri algo que se transformou num sonho finalmente realizado em dezembro de 1.998: tornar-me Radioamador. Graças à influencia encantadora de uma pessoa, professora desde a juventude até os 70 anos, quando foi obrigada a deixar a profissão: Dona Maroka. Ela só deixou de trabalhar quando não tinha mais condições. Aos noventa e dois anos de idade sofreu uma queda que a levou para a cama, mas mesmo assim ela não desistiu. Seu Delta 500 teve de ser aposentado antes dela completar noventa anos, pois já não escutava muito bem. Essa senhora, que comecei a admirar desde que cheguei em Itaporanga, falava com o mundo através de seu "radioamador" como nos o chamávamos. Isso nos encantava, a mim e a todos os seus sobrinhos e amigos. Depois em 1.967 por contingências da vida, meu pai mudou-se de novo, desta vez para Araucária, PR e ai me distanciei daqueles amigos.

Recentemente estive lá, em Itaporanga, e não tive dúvidas: fui visitar Dana Maroka, acamada, já com 94 anos de idade. Ela não estava muito animada: quebrara a perna tempos atrás e não tinha coragem para sair de sua cama, como contou-me sua irmã que cuida dela..

Cheguei a seu quarto, com as irmãs e a cumprimentei:
- Tudo QSL D.Maroka?
Ela teve um sobressalto e me perguntou:
- Você é Radioamador?
Respondi prontamente:
- Sim sou o PY5JJA. Seu aluno João Jubery, amigo de seu sobrinho o Wagner Ela imediatamente voltou a me indagar:
- Então pode me contar o que esta acontecendo?<BR?.

- Sim, claro, respondi.

Então as irmãs me pediram para que esperasse na sala, pois a D. Maroka já começava a se mexer para levantar deixando-as espantadas, pois há mais de uma semana ela não se dispunha nem a se mexer no leito..

Quando chegou a sala eu já sabia que teria que me lembrar de tudo, pois ela sem dúvidas não iria queria perder nada. Então comecei a contar as historia do dia a dia das QRG's, das rodadas, dos encontros, o que eu sabia das Labres etc..

Ela atenta às historias que contava, com os olhinhos brilhando e o sorriso aparente parecia sonhar com os QSO's que fazia antigamente. Foi emocionante, me comoveu e senti a alegria e o prazer de estar fazendo algo que não tinha como avaliar, era uma felicidade imensa, parecia que estávamos num evento daqueles onde, cantar o Hino Nacional nos arrepiava de emoção. Ela pediu para a irmã separar alguns cartões QSL's e deu-me de presente. (estou enviando a Labre SP para arquivo, pois acredito serem peças raras.).

Não sei como posso continuar esta narrativa, pois jamais conseguiria transmitir aquela sensação de real participação, quase como uma transferência de informação telepática. Foi muito bom mesmo..

Como ia dizendo acima, consegui me prefixar no mês de Dezembro de 1.998, graças ao incentivo do PY5GM - Martini, então presidente da Labre PR. Passei todo esse tempo tentando realizar esss sonho e agora, logo no começo, já tive essa experiência inestimável com o encontro com a PY2AWT - Maroka, radioamadora daquela época..

Espero sinceramente que esse hobby do radioamadorismo seja cada vez mais incentivado, mesmo com o advento de novas tecnologias, pois fazer um contato via "éter" é uma experiência que só se entende quando realizada, pois é sentida no coração.. As barbaridades cometidas por supostos, porem prefixados, radioamadores, só nos deixam tristes, mas como toda a atividade humana tem seus praticantes problemáticos, nos também temos que aprender a ensinar com humildade e paciência. Quem sabe consigamos atingir a consciência desses colegas.

PY2AWT - Maroka - PY5JJA - João Jubery - Foto tirada no mês de Dezembro de 2.004 na residência da Sra. Maria Gonçalves de Oliveira, a "Dona Maroka", carinhosamente conhecida por todos. Prefixada na década de 40 como PY2AWT, residente e domiciliada a vida toda, a Rua Felipe Vita, nº. 402, na cidade de Itaporanga Estado de São Paulo.

Foto de João Jubery Radioamador.
https://www.facebook.com/groups/radioamadorismo/permalink/1254340171249260/?notif_t=group_highlights

PY5-ZP  ZUMAS

2015-08-05

 

 
Consulta de indicativo

Anatel / Fistel – Imprima o boleto sem ter senha de acesso

Você só precisará ter em mãos o seu número de CPF e o seu número no FISTEL.

Se você não souber o seu número do FISTEL, basta pegar uma conta paga(do ano passado, por exemplo). Lá consta o número do FISTEL. Mas se você tiver perdido os boletos, não se preocupe. Aqui tem mais uma mãozinha pra você conseguir imprimir os boletos.

1º passo: Acesse o endereço http://sistemas.anatel.gov.br/Boleto/Internet/tela.asp

2º passo: Na tela que se abrirá, informe seu CPF(somente os números, sem pontos) e o seu número no FISTEL(composto de 11 dígitos).

 Informações adicionais podem ser solicitadas à Central de Atendimento, pelo telefone 1331, ou no Sistema de Suporte do Atendimento aos Usuários disponibilizado no sítio focus.anatel.gov.br/focus 

05 DE NOVEMBRO 

No Dia Nacional do Radioamador, saiba da importância desses comunicadores   

ANATEL (agência nacional de telecomunicação)


        Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem poder de policia para apreender equipamentos utilizados em atividades clandestinas de telecomunicação.
Em 2013 fiscais da Anatel realizaram fiscalização na rampa de voo livre da cidade de Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo, no intuito de coibir comunicações clandestinas de estações aéreas e equipes de apoio em solo. Rádios e transceptores portáteis HTs (hand talk) utilizados pelos praticantes de vôo livre foram apreendidos. Seus portadores responderam criminalmente pelo uso de rádio frequência sem autorização e uso de equipamento de rádio não homologado. Segundo a Anatel, inúmeras denúncias foram recebidas sobre comunicações ilegais desenvolvidas por pilotos de vôo livre em frequências destinadas exclusivamente ao Serviço de Radioamador, causando interferências prejudicais. A agência informou que de acordo com a Resolução Anatel n. 449, as faixas dos radioamadores somente podem ser utilizadas por radioamadores habilitados, após serem aprovados nos testes para admissão ao serviço, e suas comunicações não podem desvirtuar a natureza do serviço, relacionada com rádio experimentações e técnicas operacionais intrínsecas ao radioamadorismo, não comportando sublocação de frequências para outras finalidades como as dedicadas especialmente para comunicações móveis aéreas. Para estes casos, a Anatel orienta as escolas e associações promotoras de atividades aéreas recreativas e desportivas a procurarem a agência para regularizar suas estações de acordo com serviços mais adequados às suas comunicações. Um exemplo citado foi o Serviço Móvel Aeronáutico (SMA), que viabiliza contatos entre estações de aeronaves e estações aeronáuticas (fixas ou móveis terrestres) utilizando faixas exclusivas, inclusive em VHF. Outro exemplo lembrado foi o Serviço Limitado Privado (SLP), quando é outorgado ao solicitante o uso de rádio frequências específicas para suas estações, reduzindo o risco de interferências e conflitos com outros serviços. O SLP dispensa a realização de provas dos seus usuários, mas demanda engenheiro responsável para realização do projeto de comunicação a ser autorizado pela Anatel. A fiscalização da Anatel não descarta novas ações em outras rampas e pistas, inclusive em regiões de divisa com outros estados e pelo interior de São Paulo, em combate ao uso ilegal de rádio frequência. A Anatel informou ainda que vendedores de HTs não homologados possam ter suas mercadorias apreendidas e responderem a processos, pois o comércio de transceptores não homologados é crime. Segundo a agência, a Resolução n. 242 determina a política nacional de certificação, homologação e identificação obrigatória do selo Anatel para estes tipos de produtos.


RADIOS ESCUTA AERONAVEAEROPORTO 

http://www.guiadoradioamador.c

LINK  RADIOESCUTA  40 METROS E 2 METROS>   http://appr.org.br:8901/

Veja a Terra do espaço em tempo real com as câmeras HD instaladas na ISS

 

 

 

Lstas-actualizadas-de-repetidores-de-fonia-em-vhf-e-uhf-de-portugal-a-2-de-abril-de-2014/

A tabela abaixo indica a prioridade de uso das faixas de freqüências no enlace de descida, nas posições orbitais, a fim de facilitar a utilização de antenas de pequeno porte em estações terrenas receptoras, conforme previsto na Norma Condições de Operação de Satélites Geoestacionários em Banda Ku com Cobertura sobre o Território Brasileiro, aprovada pela Resolução 288/2002. Clique no link ao lado para conhecer a relação de satélites autorizados a operar no Brasil.

 

Faixas de Freqüências Destinadas ao Enlace de Descida
Posição orbital Faixa prioritária para uso de antenas receptoras de pequeno porte Faixa de uso geral
61°W 10,95 - 11,20 GHz 11,70 - 12,20 GHz
63°W 11,45 - 11,70 GHz 11,70 - 12,20 GHz
65°W 10,95 - 11,20 GHz 11,70 - 12,20 GHz
68°W 11,45 - 11,70 GHz 11,70 - 12,20 GHz
70°W 10,95 - 11,20 GHz 11,70 - 12,20 GHz
75°W 10,95 - 11,20 GHz 11,70 - 12,20 GHz
Posições orbitais coordenadas ou notificadas em nome da Administração Brasileira.

 

 

 

Documentos relacionados

 

 


 LISTA DE LINK  A SERVIÇO DO RADIAMADORISMO 

 

 

 

Radioclubes Gaúchos:

 Assovir - http://www.assovir.xpg.com.br

 

Outros Links de interesse do Radioamador:

 

 

 

 http://www.cram.org.br/wordpress/?page_id=336

Radioescuta:

 

 

 

 

Clubes da América do Sul:

 

 

 

 

 

R A D I O A M A D O R I S M O

 

 

 

 



 

https://www.facebook.com/groups/radioamadorismo/

 


 https://www.facebook.com/groups/radioamadorismo/919827971367150/?notif_t=group_activity